CARTA AOS REDENTORISTAS



DOM VITOR MARIA CARD. DA CRUZ
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA CARDEAL DA SANTA IGREJA


Aparecida, 29 de outubro de 2025.

CARTA AOS REDENTORISTAS

    Ontem, dia 28 de outubro de 2025, tive a imensa alegria de presidir a Santa Missa na Basílica Histórica de Aparecida, por ocasião das comemorações dos 131 anos da presença redentorista nesta cidade mariana. Esta celebração, vivida com profundo espírito de fé e comunhão, marcou um momento de gratidão a Deus por tão fecunda história missionária e pastoral.

A presença dos Missionários Redentoristas em Aparecida, iniciada em 1894, é um verdadeiro dom para a Igreja no Brasil. Com o coração de Santo Afonso Maria de Ligório, os redentoristas souberam acolher o chamado de Maria e do povo devoto que aqui acorre. Desde então, seu zelo apostólico tem feito florescer nesta terra o anúncio da Redenção, a propagação da devoção à Senhora Aparecida, e o cuidado pastoral aos milhões de peregrinos que buscam consolo e esperança junto à Mãe.

Celebrar 131 anos desta presença é contemplar uma história tecida de oração, trabalho e amor. Cada página dessa caminhada revela o ardor missionário de homens consagrados que, movidos pelo Espírito Santo, fizeram da Basílica Histórica, e posteriormente do Santuário Nacional, um espaço privilegiado de evangelização, acolhida e misericórdia.

Durante minha visita pastoral a esta Basílica, pude testemunhar de perto o brilho da fé simples e profunda de tantos fiéis, e a dedicação dos redentoristas que, com alegria e humildade, continuam servindo ao povo de Deus. A eles, manifesto minha sincera gratidão e reconhecimento: sois continuadores de uma missão que transcende o tempo e mantém viva a chama da fé neste lugar bendito.

Aos devotos e peregrinos que aqui chegam de todas as partes do país, recordo: Maria conduz sempre a Jesus. Ser devoto de Nossa Senhora Aparecida é deixar-se transformar pelo Evangelho do seu Filho, é viver a Redenção no cotidiano, com gestos concretos de caridade, perdão e esperança.

Que a Mãe Aparecida continue a ser o coração espiritual do Brasil, e que os Missionários Redentoristas permaneçam firmes em sua vocação, iluminados por Santo Afonso e fortalecidos pela graça divina.

Com gratidão e alegria, repito as palavras do salmista:

“O Senhor fez por nós maravilhas, e exultamos de alegria.” (Sl 125,3)

Peço à Virgem Aparecida que abençoe todos os que colaboram nesta missão redentora, e que a bênção do Deus Uno e Trino desça sobre vós e permaneça para sempre. 




✠ DOM VITOR MARIA CARD. DA CRUZ
BISPO AUXILIAR




Postagem Anterior Próxima Postagem