Ritual de Admissão de Coroinhas
.
RITO DE ADMISSÃO
Os candidatos se aproximam do presbitério e ficam diante do Padre.
Coordenador Paroquial: Reverendíssimo Padre N. Após preparação e formação, queremos apresentar os candidatos habilitados a prestarem o seu serviço na liturgia, como Coroinhas em nossa Paróquia.
Padre: Podes dizer-me se eles estão aptos a exercerem o ofício de Coroinha nesta comunidade?
Coordenador Paroquial: Sim. Após o período de preparação, posso afirmar que eles estão aptos a desempenhar os serviços de Coroinha, pois demonstraram, consciência e maturidade, dedicação e zelo pela Eucaristia e demais serviços do altar e da comunidade.
O Sacerdote dirigindo-se aos Coroinhas interroga-os:
Padre: Caríssimos filhos tendem consciência do que estais pedindo?
Candidatos: Sim, tenho!
Padre: E o que pedis à Igreja?
Candidatos: Quero ingressar no grupo de Coroinhas para desempenhar com dedicação e amor os serviços do altar e demais atividades desta comunidade.
Padre: Antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e de seus familiares aqui reunidos, eu vos pergunto: Quereis assumir este ministério, movidos pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus?
Candidatos: Sim, Quero.
Padre: Vós sabeis que com a vossa compostura no altar, com a vossa conduta dentro e fora da Igreja e pela vossa obediência deveis demonstrar alegria em servir. Quereis assumir com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, obedecendo às determinações desta Paróquia e seguindo as orientações dos seus coordenadores?
Candidatos: Sim, Quero com a graça de Deus.
Os padrinhos se dirigem próximo ao presbitério para a benção das túnicas
BENÇÃO DAS TÚNICAS
Em seguida, o padre benze as vestes conforme o ritual asperge água benta e dizendo.
Padre: O nosso auxilio vem do senhor.
Todos: Que fez o céu e a terra.
Padre: O senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: Oremos: Ó Deus de bondade, que ornais a Vossa Igreja de ministérios e carismas e a guiais com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar estas vestes litúrgicas que serão usados por estes vossos filhos e filhas, que desejam servir fielmente o vosso altar. Dignificando a oração do vosso povo, e permanecendo constantemente na vossa presença possam eles ser confortados pelas virtudes dos sacramentos e caminhar sem tropeços rumo ao banquete celeste, à festa que jamais se acaba. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém!
PARAMENTAÇÃO
Após a benção o padrinho veste a túnica em seu afilhado e retorna para o banco.
Padre: Façais agora a oração de compromisso.
ORAÇÃO DE COMPROMISSO
Os candidatos estendem a mão direita.
Neo Coroinhas: Senhor Jesus Cristo, sei que está presente no Santíssimo Sacramento do Altar e agora diante de Ti, quero firmar meu compromisso de te servir com amor, obediência e fidelidade. Prometo me esforçar para fazer o bem e em tudo ser obediente aos meus pais, ao Sacerdote e a toda comunidade. Isso tudo espero com a vossa graça e proteção e com o auxilio e intercessão da Virgem Maria.
Padre: Deus nos chama pessoalmente pelo nome. Como chamou Abraão, nos chama pelos nossos valores, e a assim como São Tarcísio a Igreja necessita de nossos serviços, pois a vocação é um chamado à alegria, por isso eu os acolho em nome da Paróquia... (Que me foi confiada). E nesta autoridade que me foi constituída pela Igreja eu os autorizo a realizar o Ministério de Coroinhas, servindo ao altar, e os abençoo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Coroinhas: Amém!
Padre: Queridos irmãos! Saudemos nossos novos Coroinhas.
Os novos coroinhas ficam de frente para a comunidade e são saudados.
A consagração é facultativa, podendo ou não estar presente no rito, dependendo apenas do celebrante e das razões prático pastorais.
CONSAGRAÇÃO
De joelhos todos os Coroinhas
ORAÇÃO DO COROINHA
Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente conosco,
tornai-me digno(a) de Vos servir no altar da Eucaristia, onde se renova o
sacrifício da cruz e vos ofereceis
por todos nós.
Vós, que quereis ser para cada um
Amigo e sustentáculo no caminho da vida, concedei-me uma fé humilde e
forte, alegre e generosa, pronta para
Vos testemunhar e servir.
E porque me chamastes ao Vosso serviço, permiti que Vos procure e Vos encontre, e, pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue, permaneça unido a Vós para sempre.
Amém!