Livreto Celebrativo | 2° Dia do Tríduo e Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição Aparecida

 

 LIVRETO CELEBRATIVO

2° DIA DA NOVENA E FESTA DA PADROEIRA

Tema: Maria, Mulher da Fé que confia nas promessas de Deus

10.10.2025
__________________________________

PROCISSÃO DE ENTRADA
(Nesta curva do rio tão mansa)

Quando todos estiverem preparados, inicia-se o canto e organiza-se a procissão de entrada, que começa pelo corredor central (da porta santa) em direção ao altar. Ao chegar ao altar, o pregador retira a mitra, faz apenas uma reverência sem beijá-lo, incensa a imagem de Nossa Senhora Aparecida e dirige-se à cadeira da presidência.

1. RITOS INICIAIS:

Pres.: Em nome do Pai e do Flho e do Espírito Santo.

Ass: Amém.

Pres.: Bendito seja o Senhor, que nos dá em Maria o exemplo de quem acredita e confia nas promessas de Deus. Mesmo sem compreender tudo, Maria acolheu com fé o mistério do amor divino e se tornou sinal de esperança para o mundo.

Ass: Feliz quem confia no Senhor e entrega a Ele a própria vida, pois nunca será desamparado.

Pres.: Maria, vós que acreditastes sem vacilar e guardastes a Palavra no coração, ajudai-nos a manter viva a chama da esperança, mesmo quando tudo parece difícil.

Ass: Feliz quem, como Maria, acredita e confia, e deixa Deus conduzir sua história. Amém.

2. LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Pres: Irmãos e irmãs, elevemos agora o nosso coração a Deus, pedindo a intercessão da Santíssima Virgem Maria. Que esta Ladainha, que iremos rezar com fé, suba ao Céu como um hino de amor e confiança na Mãe de Deus e nossa Mãe.

Entoa-se a ladainha e todos permanecem sentados.

Pres: Deus de bondade, que nos destes Maria como Mãe e intercessora, acolhei benignamente as preces que vos apresentamos por meio dela. Concedei-nos, Senhor, por sua intercessão, as graças que mais necessitamos, e fazei de nós verdadeiros discípulos de Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

3. A PALAVRA DE DEUS NÓS CHAMA:

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Pres.: Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

 Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Pres.: Palavra da Salvação.

HOMILIA

4. CAMINHANDO COM ELE:

(Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo)

Entoa-se um canto apropriado.

(Diante do Santíssimo Sacramento, reza-se:)

Leitor: Pão da vida sois vós, ó Senhor, Verbo eterno, nascido de Maria, Deus e Homem verdadeiros.

Ass: Senhor, que sois o Deus da redenção, mudai nosso coração e fazei-nos mais irmãos.

Leitor: Pão da Vida, sois nosso ali- mento de eternidade, que se faz presente em nossa humanidade.

Ass: Senhor, que sois o Deus da redenção, mudai nosso coração e fazei-nos mais irmãos.

Leitor: Pão da Vida, sois a certeza da paz e da harmonia, que parecem andar bem longe de nosso coração.

Ass: Senhor, que sois o Deus da redenção, mudai nosso coração e fazei-nos mais irmãos.

Leitor: Pão da Vida, desejais o pão em todas as mesas e não aprovais o grito triste dos que passam fome e da mãe que escuta de seu filho: "Mãe, estou com fome!".

Ass: Senhor, que sois o Deus da redenção, mudai nosso coração e fazei-nos mais irmãos.

Leitor: Pão da Vida, nós vos conheceremos de verdade, se nossas mãos se estenderem para acolher e servir, para amar e repartir, para doar-se e fazer-se doação para as vítimas da exclusão.

Ass: Senhor, que sois o Deus da redenção, mudai nosso coração e fazei-nos mais irmãos. Amém.

BENÇÃO  DO SANTÍSSIMO

1. TÃO SUBLIME SACRAMENTO, ADOREMOS NESTE ALTAR, POIS O ANTIGO TESTAMENTO DEU AO NOVO SEU LUGAR. VENHA A FÉ POR SUPLEMENTO OS SENTIDOS COMPLETAR!

2. AO ETERNO PAI CANTEMOS E A JESUS, O SALVADOR! AO ESPÍRITO EXALTEMOS, NA TRINDADE ETERNO AMOR! AO DEUS UNO E TRINO DEMOS A ALEGRIA DO LOUVOR! AMÉM.

Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
Ass: que contém todo o sabor.

Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

(O celebrante mostra à Comunidade o Santíssimo Sacramento:) 
Ass: Deus nos abençoe e nos guarde! Que Ele nos ilumine com a luz de sua face e nos seja favorável! Que Ele nos mostre seu rosto e nos traga a paz! Que Ele nos dê a saúde do corpo e da alma!

Leitor: Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; esteja em vosso coração para vos conservar; que Ele seja vosso guia para vos conduzir; que vos acompanhe para vos guardar, olhe por vós e sobre vós derrame sua bênção! Ele, que vive com o Pai, na unidade do Espírito Santo. 
Ass: Amém.

LOUVORES A DEUS

- Bendito seja Deus!
- Bendito seja seu santo nome!
- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem! 
- Bendito seja o nome de Jesus!
- Bendito seja seu Sacratíssimo Coração!
- Bendito seja seu preciosíssimo Sangue!
- Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar 
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito!
- Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima! 
- Bendita seja sua santa e imaculada Conceição!
- Bendita seja sua gloriosa Assunção!
- Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe!
- Bendito seja São José, seu castíssimo esposo!
- Bendito seja Deus em seus anjos e em seus santos!

ORAÇÃO  PELA IGREJA E PELA PÁTRIA

Pres.: Deus e Senhor nosso, protegei vossa Igreja,/ dai-lhe santos pastores e dignos ministros./ Derramai vossas bênçãos/ sobre nosso santo Padre, o Papa,/sobre nosso Arce(bispo)./ sobre nosso Pároco e sobre todo o clero:/ sobre o Chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas/constituídas em dignidade./ para que governem com justiça./ Dai ao povo brasileiro/ paz constante/ e prosperidade completa./ Favorecei./ com os efeitos contínuos de vossa bondade,/ o Brasil./ este Arcebispado./ a Paróquia em que habitamos/ e a cada um de nós em particular./ e a todas as pessoas/ por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações./ Tende misericórdia das almas dos fiéis/que padecem no purgatório;/ dai-lhes, Senhor./o descanso e a luz eterna.

(Pai-nosso, Ave-Maria, Glória)

Pres.: Graças e louvores se deem a cada momento!
Ass: Ao santíssimo e diviníssimo Sacramento!

5. CONSAGRADOS A MARIA:

Diante da imagem de Nossa Senhora:

Pres.: Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-nos em nossas fraquezas, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Canta-se o hino enquanto a imagem é incensada. 

Pres.: Ó Maria Concebida Sem Pecado.
Ass: Rogai por nós que recorremos a Vós.

Pres.: Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Ass: Rogai por nós.

Pres: Ó Senhora da Conceição Aparecida, mostrai que sois a padroeira da nossa pátria e a mãe querida do povo brasileiro! Abençoai, defendei, salvai o vosso querido Brasil.
Ass: Amém.

6. RITOS FINAIS:

Pres.: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho, + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. 
Ass: Graças a Deus.

Entoa-se o canto final.

Postagem Anterior Próxima Postagem